Perdoar




Uma vez eu vi em um Mangá (acho que Kare Kano) uma frase mais ou menos assim:

"Eu não tenho problemas em amar as pessoas, o que me dói é não conseguir achar pessoas que aceitem o meu amor."

Essa frase fez um sentido absurdo para mim, pois o maior motivo dos nossos rancores é quando amamos alguma pessoa e ela simplesmente rejeita esse amor sendo ignorante, indiferente ou fria.

Então nosso amor se disfarça de raiva e podemos começar um verdadeiro conflito interno até perdoarmos ou permanecermos nos afundando em orgulho revivendo os maus sentimentos que a pessoa nos proporcionou.
...
quando, na verdade, o sentimento continuava o mesmo, era apenas amor frustrado.


Se nós formos olhar pelos olhos de Deus, não existe nada além de amor. Todos os sentimentos são amor mais ou menos deturpados, são energia mais ou menos intensa.
Muitas vezes as causas das más ações das pessoas são necessidades de amor, mas elas estão tão confusas, que simplesmente não sabem agir de outro jeito.
Como quando filhos mais velhos tem ciúme dos pais perante os mais novos e, do que pedirem carinho, começam a aprontar pela casa. Querendo ou não, somos eternas crianças perante Deus.

Da mesma maneira, a nossa incapacidade de perdoar também é necessidade de amor próprio.
e a falta de amor se transforma naquela capa dura chamada orgulho.

Pare e sinta com clareza, se você remói o que a pessoa te fez, é porque, bem lá no fundo, ainda quer o afeto/reconhecimento/atenção dela.
Mesmo que seja qualquer pessoa, mesmo um estranho grosseiro na rua. Se você se comove com isso é porque talvez possua um grande amor frustrado perante a humanidade. Talvez porque você queira um mundo melhor, porque você quer se doar para o mundo, mas esse sempre lhe retruca de forma frustrante antes mesmo de começar.
E ai você cai na frase de início da postagem.

No evangelho está escrito sobre fazermos o bem sem esperar sermos retribuídos, pois esse é o amor divino.

Outra frase bíblica, lembro-me da catequese, é:
"...zele (ore) pelos seus inimigos, pois mesmo eles tem alguém por quem eles zelam. Você, zelando apenas por quem te ama, não estará agindo diferente dele."
Zele por eles, pois todas as pessoas servem de lição umas para as outras. Todos estamos, o tempo todo, nos ajudando a crescer, sabendo ou não disso.
Se você está cheio de amor próprio, de amor extraído da sua potência divina de dentro de você, saberá que, mesmo que não seja reconhecido pela limitada consciência dessa realidade carnal da pessoa, esse amor retornará para você de outra maneira, e ainda a estará ajudando de forma inconsciente, pois tudo o que há é basicamente feito disso e nenhuma energia doada é em vão.

É assim que funciona o perdão.

Você aceita que aquela pessoa é um potencial de amor, mesmo que ela não creia nisso e você aceita que também o é. Você começará a se respeitar como ser de luz e amará a pessoa da forma que quer, pois seu desapego fará com que solte suas amarras de orgulho.
Então seu coração respirará aliviado e você renascerá para a vida.

Sim, éramos nós mesmos nos travando e punindo. Só copiando com outra máscara o que a pessoa que nos agrediu fazia consigo própria: negava-se a capacidade de amar puramente.

É assim que amam os anjos, é assim que amam seus mentores e vários outros seres de luz, eles sabem que não é todo dia que você  dissipará amor puro ao universo conscientemente, mas eles aceitam que são seres de amor e te amam em silêncio até que volte para o caminho deles.
Perdoe, pois, a cada vez que você se perde em sua revolta, alguém que te ama está te perdoando e aguardando que você volte aos braços dela. Perdoe a si mesmo por se punir internamente pelos maus atos dos outros.

Perdoe,
pois nem todos tem essa consciência emocional.
 Não sabem o que sentem ou querem de verdade.

Perdoe:
Aceite a intensidade fugaz de voltar a amar como quer
e mergulhe na paz que te aguardava este tempo todo.


Ninguém é o mesmo que há um segundo atrás.

Perdoe, pois quem te feriu em um segundo, a cada segundo é outro alguém para amar.




Gratidão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ESSÊNCIA DO CONVERSAR

CORAÇÃO AÇÃO - por HANIEL

Reconhecendo os psicopatas do dia a dia